sexta-feira, 6 de maio de 2011

CONVERSA FIADA. SERÁ MESMO? (Micro conto)

Sabe aquelas conversas bobas quando a família está reunida?
Aquelas em que se fala de tudo e não se fala de nada sério?
Num desses dias, ou melhor, já era de noite.
Estávamos eu, minha esposa e um dos meus filhos na sala.
De frente da TV, o jornal notícia novas sobre o futebol brasileiro.
Era o fracasso dos times brasileiros na “libertadores”.
Minha esposa saiu com uma...
Meu time tinha a vantagem de perder de um gol, mas perdeu.
Droga! Gosto nem de pensar.
Ela disse o teu Flu... hein? Perdeu feio!
Ela não podia ter dito coisa pior.
Por isso digo que nessas conversas falam de tudo e não se fala de nada sério.
Eu respondi: não foi só o meu Flu... que perdeu, foram todos os times brasileiros.
Ela disse: mas eu estou falando do seu Flu... e não dos outros.
E pra irritar mais ainda disse: não mistura as coisas.
Essa conversa tola me fez refletir sobre algo mais importante.
Se você e mais dez pessoas fossem flagrados burlando uma regra do trânsito
mas somente você recebesse a punição, como você reagiria?
Acho que dizendo: porque os outros não foram punidos também? Ah, não aceito, não?
Vou reivindicar os meus direitos?
Não seria essa a sua e a minha reação?
Eu vou irritar a você d jeitinho que minha esposa a mim:
Não mistura as coisas, não. Pague por sua punição. Você está errado.
Deixa a vida dos outros pra lá.
Se você reconhece seu erro é menos um mau caráter no mundo.
O seu erro não deixa de ser erro porque os outros não foram punidos.
O meu time não mudou sua situação só porque eu argumentei que os outros também foram desclassificados.

Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho e, então, verás claramente para tirar o argueiro do olho de teu irmão (Mateus 7.5).



Luiz Flor dos Santos.

Nenhum comentário: