quinta-feira, 18 de março de 2010

CURRICULUM VITAE

Caros senhores,

Venho por meio dessa missiva expressar um descontentamento que há muito carrego comigo. Trata-se do péssimo habito que temos nós os brasileiros (não que sejamos os únicos) de reduzir o sentido dos termos ou dar-lhes outra significação.
Esse fenômeno dá-se preferencialmente com as palavras e termos de origem estrangeira com mais freqüência.
No caso em questão o que me aborrece, caros senhores, diz respeito ao uso da expressão latina Curriculum Vitae. Os instrumentos de pesquisa como enciclopédia e ou dicionários me dizem que essa expressão que vem do latim significa “trajetória de vida”.
Caros senhores, avaliem, muitos hoje dão a esse belo termo um único e empobrecido sentido resumindo-o a uma lista de habilidades acadêmicas e ou profissionais de uma indivíduo em determinado tempo-espaço.
Interpretem como quiserem, senhores e façam o uso que quiserem desse termo, mas não é possível negar a alguém usar do direito de pleiteando uma vaga ou qualquer outro benefício técnico não querer ser avaliado apenas por suas qualificações profissionais para a qual os senhores resumiram o sentido do termo Curriculum Vitae.
Asseguro aos senhores que a trajetória de vida de um homem deva ser avaliada mais do que seu histórico profissional. Quando assim os senhores se restringem acabam abrindo as portas para aqueles que sem caráter irão estragar a imagem de suas empresas e ou negócios e semear a mau semente da mentira que uma vez espalhada fará ruir todo o bem.
Também, caros senhores, a julgar por mim digo que se os senhores conhecerem minha trajetória de vida quererão me franquear a vaga em questão. Por isso, como podem os senhores avaliar a capacidade de uma pessoas apenas a partir do uso restrito que fazem dos termos e, em especial a expressão latina Curriculum Vitae?
Nesse caso não seria melhor procurar um termo menos abrangente para usar e não uma expressão que faculta ao candidato mostrando sua trajetória de vida ser visto com outros olhos?

Cordialmente,

Cidadão.


Autoria: Luiz Flor dos Santos, pastor na cidade de São Gonçalo do Amarante, Ceará na Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida.


CONHEÇA OS BLOGS DO PASTOR LUIZ FLOR:
www.pulpito.blog.terra.com.br
www.poesiadegraca.blogspot.com

Nenhum comentário: