domingo, 23 de janeiro de 2011

O QUE FAÇO É REFLEXO DO QUE SOU

CRÔNICAS DE VERDADE

A declaração acima pode se demonstrar verdadeira quando tomamos conhecimento do relato da vida do Rei Salomão e do impacto que exerceu sobre muitos reis de sua época especialmente sobre a rainha de Sabá.

Salomão foi muito famoso à sua época por causa de sua inteligência fora do comum. A fama de Salomão foi algo que Deus usou para aproximar muitas nações a si. Diz o texto bíblico Todo o mundo procurava ir ter com ele para ouvir a sabedoria que Deus lhe pusera no coração. Cada um trazia o seu presente: objetos de prata e de ouro, roupas, armaduras, especiarias, cavalos e mulas; assim, ano após ano. (1Reis 10.24-25).

A rainha de Sabá ou dos sabeus foi um desses casos de soberanos de que temos notícia que foram transformados para melhor depois de ser aconselhada pelo magnífico rei Salomão a tal ponto que alcançou o testemunho favorável de si do próprio Senhor Jesus quando disse A rainha do Sul se levantará, no Juízo, com esta geração e a condenará; porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E eis aqui está quem é maior do que Salomão (Mateus 12.42).

Algo que impactou muito a rainha de Sabá por ocasião de sua visita oficial ao reino de Israel foi a relação de Salomão com Deus Tendo a rainha de Sabá ouvido a fama de Salomão, com respeito ao nome do SENHOR, veio prová-lo com perguntas difíceis. (1Reis 10.1).

Ao vir conferir o relato do que ouvira acerca de Salomão a rainha se mostrou estarrecida ao ver que tudo ia muito mais além E disse ao rei: Foi verdade a palavra que a teu respeito ouvi na minha terra e a respeito da tua sabedoria. Eu, contudo, não cria naquelas palavras, até que vim e vi com os meus próprios olhos. Eis que não me contaram a metade: sobrepujas em sabedoria e prosperidade a fama que ouvi. Felizes os teus homens, felizes estes teus servos, que estão sempre diante de ti e que ouvem a tua sabedoria! (1Reis 10.6-8).

E a reação instantânea da rainha dos sul foi louvar a Deus que era a fonte de toda a sabedoria do rei Bendito seja o SENHOR, teu Deus, que se agradou de ti para te colocar no trono de Israel; é porque o SENHOR ama a Israel para sempre, que te constituiu rei, para executares juízo e justiça (1Reis 10.9).

Em segundo lugar a rainha de Sabá ficou tremendamente impactada pelas ofertas de Salomão a Deus que demonstrava sua gratidão a Deus que era fonte de tudo o que ele tinha e era (Vendo a rainha) a comida da sua mesa, e o lugar dos seus oficiais, e o serviço dos seus criados, e os trajes deles, e seus copeiros, e o holocausto que oferecia na Casa do SENHOR, ficou como fora de si (1Reis 10.5) [e] E o rei e todo o Israel com ele ofereceram sacrifícios diante do SENHOR. Ofereceu Salomão em sacrifício pacífico o que apresentou ao SENHOR, vinte e dois mil bois e cento e vinte mil ovelhas. Assim, o rei e todos os filhos de Israel consagraram a Casa do SENHOR. No mesmo dia, consagrou o rei o meio do átrio que estava diante da Casa do SENHOR; porquanto ali preparara os holocaustos e as ofertas com a gordura dos sacrifícios pacíficos; porque o altar de bronze que estava diante do SENHOR era muito pequeno para nele caberem os holocaustos, as ofertas de manjares e a gordura dos sacrifícios pacíficos. (1Reis 8.62-64).

Uma conclusão feliz a que rainha de Sabá chegou foi que tudo em Israel refletia a grandeza da sabedoria de Salomão Vendo, pois, a rainha de Sabá toda a sabedoria de Salomão, e a casa que edificara, e a comida da sua mesa, e o lugar dos seus oficiais, e o serviço dos seus criados, e os trajes deles, e seus copeiros, e o holocausto que oferecia na Casa do SENHOR, ficou como fora de si (1Reis 10.4-5).

Ou seja, a grandiosidade do reino de Salomão era fruto de sua sabedoria obtida pelo seu relacionamento com Deus.

A história de Salomão nos dá margem para dizer que aquilo que ele fazia era reflexo daquilo que ele era. Ele era sábio então tudo o que fazia o fazia guiado por sua sabedoria.

Podemos aplicar essa verdade a nós. Vejamos algumas aplicações.

Em primeiro lugar posso afirmar que a fama que Deus nos dá pode ser um eficiente instrumento para atrair pessoas a si como aconteceu com Salomão. As pessoas vinham até ele para ouvir seus conselhos quando ouviam de sua fama.

Em segundo lugar posso dizer que a sabedoria é um instrumento transformador de vidas. Certamente que Salomão aconselhava as pessoas em assuntos diversos. Desde política até relacionamento com Deus, vida eterna e assuntos difíceis do dia a dia. Uma vez instruídas essas pessoas obtinham uma visão melhor da vida e com isso beneficiavam a vida de outros. Um detalhe importante ainda acerca da sabedoria é que ela não somente transforma pessoas, mas também coisas a nossa volta. Nosso ambiente (1Reis 10.4-5).

Em terceiro lugar uma pessoa é sábia de fato quando reconhece que tudo o que tem é fruto da ação de Deus em seu benefício. A questão fundamental é que Deus é uma fonte inesgotável da sabedoria de onde poderemos sempre recorrer. Deus nos dá dessa fonte para atrair pessoas a si e melhorar suas vidas incluindo a nossa e alterar para melhor o que está a nossa volta. Salomão reconhecia isso quando oferecia ao Senhor um culto de gratidão por tudo o que Deus lhe dava e o fazia ser com grande quantidade de ofertas.

Certamente a Bíblia diz que a sabedoria que Deus deu a Salomão era única. Isto é, ninguém a teria mais na mesma proporção. Mas Deus disse que daria outro tipo de saber a seus filhos tão eficiente do que a que deu a Salomão para torná-los hábeis para lidar com os desafios a sua volta como nos diz o próprio Salomão e o irmão do Senhor Jesus, Tiago: E, se clamares por inteligência, e por entendimento alçares a voz, então, entenderás o temor do SENHOR e acharás o conhecimento de Deus. Porque o SENHOR dá a sabedoria, e da sua boca vem a inteligência e o entendimento (Provérbios 2.3,5,6). E Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida (Tiago 1.5).

A sabedoria alcançada em Deus é algo essencial para todos nós a fim de tornarmos nossas vidas melhores e alterar para melhor tudo o que está à nossa volta. Governantes e liderados, profissionais e formadores de opinião, enfim todos deveriam recorrer a essa fonte. O reino de Salomão era reflexo daquilo que ele era. Ele era sábio tudo a sua volta era esplêndido. Essa sabedoria pode ser obtida pelo estudo da Bíblia sagrada e por em um relacionamento pessoal com Deus pedir-lhe orientação para cada passo que temos que dar.

Pastor Luiz Flor

Nenhum comentário: