segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

O obstáculo

Alda era altiva. Altiva e vingativa contra todos os que impedissem sua marcha afoita. Vaidosa que era nenhuma beleza [segundo ela mesma] pareava a sua. Dona da razão se fazia ser o centro das atenções.
... Mas havia um obstáculo no caminho de Alda.
Era Áurea decidida. Fazia-se tão mais bela do que poderia ser. Se queria algo não fazia cerimônia ia buscar fosse qual fosse o meio para sua guerra.
... Mas havia um obstáculo no caminho de Áurea.
Era Aldo calmo. Deixava-se vê como quieto. E se fazia assim bem mais do que a conta exigia. Quieto e calmo até trazer para si aquilo e aquele que vislumbrava. Depois fazia-se senhor soberano da razão.
... Mas havia um obstáculo no caminho de Aldo.
E a vida seguia a todos... E eles atropelavam a vida.
Augusto era polido. O que fazia ninguém o sabia [o de duvidoso]. Acostumava todos ao seu domínio como quem quer pegar o rato com o queijo ou o peixe com a isca. Augusto bom e importante não via ninguém à sua altura. Não gostava de ninguém obstruindo seu caminho.
... Mas havia um obstáculo no caminho de Augusto.
Era Felícia das Dádivas amante de si. De bons dotes físicos se deixava ganhar para fisgar a quem pretendia. O que pretendia. Era guerreira defendendo seu fronte e não cairia no campo sem levar alguns.
Pobre Alda altiva. Que dó de Áurea decidida. Que pena de Aldo calmo. Que fardo pesava sobre Augusto polido e Felícia das Dádivas era tragicamente tragada.
E a vida seguindo a todos...
E Pacífico lutava. Ora vencia ora caía. Mas como lutava Pacífico. Poucos lutavam como esse bravo. Eram as vitória mais abundantes que as derrotas, mas Pacífico aprendia com ambas. E os obstáculos iam se retirando de seu caminho. E seguia Pacífico livre, forte, importante, próspero. Sempre vitorioso.
Pacífico tinha grandes lemas que guiavam sua vida. Empunhava Pacífico os ensinos sagrados do Senhor Jesus que disse a seus discípulos: “Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Porquanto quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida por minha causa achá-la-á”.
Pacífico venturoso seguia empunhando o mote divino: “Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes em teu próprio entendimento. Reconhece o Senhor em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Não sejas sábio aos teus próprios olhos: teme ao Senhor e aparta-te do mal; será isto saúde para o teu corpo e refrigério para os teus ossos”.
Pacífico seguia com grandes lemas e grandes vitórias.

Nenhum comentário: